terça-feira, 13 de novembro de 2007

MEU LUGAR E MINHA UTOPIA




Adorei a homenagem que a Assembléia Legislativa fez ao meu pai, quando lhe concedeu o título de Cidadão Acreano. Ele é um acreano espetacular, daqueles que arriscam a vida para proteger os que sequer lhe apertam a mão em agradecimento, pois vivem isolados na floresta assombrosa.
Aproveitando a linguagem do autor da homenagem, o deputado Moisés Diniz, quando fala dos homens invisíveis, também me senti invisível lá na Assembléia. Os jornais me viram como a filha do José Carlos dos Reis Meirelles, o que é uma honra.
Mas eu queria ser vista também como a chefe do Posto da Foz D’Ouro, onde procuramos proteger os homens e as mulheres invisíveis de lá. Eles estão vivendo do seu jeito, com a sua língua, costumes, sofrimentos e alegrias.
Entre lagos, igarapés, clareiras e cipoais, eles tentam resistir à maldade do homem branco, que não consegue olhar a vida sem antes querer arrancar dela algo que dê dinheiro.
Viver no D’Ouro, entre o fogo líquido do dia e a lentidão da noite, com seus sussurros e piados tristes, faz minha alma ficar mais leve, mais próxima do horizonte e mais livre. O D’Ouro é o meu Rio Jordão, a Canaã dos meus sonhos, a terra sem males.
Por isso fico feliz quando o D’Ouro toca o coração dos homens e mulheres da cidade. A solidariedade deles prorroga a vida dos homens e mulheres invisíveis do D’Ouro e do Envira.

3 comentários:

Jamil Pereira disse...

Cara Paula,
Acompanho via internet, infelizmente distante, o que acontece com o povo de nossas origens.Infelizmente os profissionais que estão nesta frente de batalha dificilmente mostram diretamente seu trabalho, diferentemente de Amyr Klink. Grande é nossa curiosidade. É linda a dedicação prestada por você e seu pai a está civilização do qual tão pouco conhecemos. Por acaso achei seu Blog, mas a última postagem foi em novembro de 2007. Faça outras, mande fotos, nos atualize sobre este assunto que é tão interessante "A terra dos Homens Invisiveis". Parabéns. Vou visitar o Blog periódicamente para ver se existem novidades. Um Abraço

Altemar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Altemar disse...

Olá Paula,
ficamos imaginando aqui, na nossa débil vidinha de cidade, como deve ser o seu dia-a-dia.
Permito-me sugerir que faça outras postagens, quem sabe com algumas fotos do D´ouro.
Felicidades